domingo, 1 de março de 2009

American Doll Posse - Traduções, Parte 2 - Clyde

Continuando a jornada de traduções do ADP, nos deparamos com a mais frágil e melancólica das dolls, Clyde. A personagem foi inspirada na Deusa grega Perséfone, que tem uma história super interessante envolvendo Hades e a mãe dela, Deméter. Segue a texto publicado na Wikipédia (hã!): “Na mitologia grega, Perséfone ou Coré era filha de Zeus e da deusa Deméter, da agricultura, tendo nascido antes do casamento de seu pai com Hera. Quando os sinais de sua grande beleza e feminilidade começaram a brilhar, em sua adolescência, chamou a atenção do deus Hades que a pediu em casamento. Zeus, sem sequer consultar Deméter, aquiesceu ao pedido de seu irmão. Hades, impaciente, emergiu da terra e raptou-a levando-a para seus domínios (o mundo subterrâneo), desposando-a e fazendo dela sua rainha. Sua mãe, ficando inconsolável, acabou por se descuidar de suas tarefas: as terras tornaram-se estéreis e houve escassez de alimentos, e Perséfone recusou-se a ingerir qualquer alimento e começou a definhar. Deméter, junto com Hermes, foram buscá-la ao mundo dos mortos (ou segundo outras fontes, Zeus ordenou que Hades devolvesse a sua filha). Como entretanto Perséfone tinha comido algo (uma semente de romã) concluiu-se que não tinha rejeitado inteiramente Hades. Assim, estabeleceu-se um acordo, ela passaria metade do ano junto a seus pais, quando seria Coré, a eterna adolescente, e o restante com Hades, quando se tornaria a sombria Perséfone. Este mito justifica o ciclo anual das colheitas.” Quando Core, a deidade dita a primavera e o verão... Quando Perséfone, dita o outono e o inverno... Lindo! Clyde vive às avessas com o sexo masculino, e isso vem desde berço: ela é filha de um caso extraconjugal do pai dela... A doll é uma curadora de museus, e desconfio que cada canção associada à Clyde tenha conexão com determinado movimento artístico (por exemplo, as claras referência futuristas de Beauty of speed, a começar pelo próprio título)... Aqui está a descrição da doll:

”Todos as obras de arte começam como um potencial. Similarmente, relacionamentos começam dessa maneira. Quando conheço alguém, tento ver não apenas sua máscara, repleta de defesas... procuro ver o que está atrás delas. Me acusam de rejeitar saber quem uma pessoa está escolhendo ser, naquele instante. Quando essa pessoa é arrogante, grosseira ou egoísta, meuás migos me dizem: ‘CLYDE! Isso são coisas de um PERDEDOR!’ Porém, eu respondo: ‘Persistam, gente, isso é apenas o que essa pessoa pensa que os outros são...’ Então esse dito perdedor está apenas confuso. Mas se ninguém ver seu potencial, talvez nem mesmo ele consiga ver isso em si próprio, o que seria trágico.”

Clyde

BOUNCING OFF CLOUDS (PULANDO DAS NUVENS)

Pulando das nuvens onde estávamos
Existe algum “achados-e-perdidos” do amor?

Não complique, não complique
Não é tão pesado quanto parece ser
Envolto em metal

Envolto em hera

Pintado num sorvete de menta

Podíamos pular do topo dessas nuvens
(Vestirei minha prata)
Podíamos pular do topo dessas nuvens
(Vestirei minha prata)

Falha para responder
Mesmo assim respondi
Mas você, ouviu?

Podíamos pular do topo dessas nuvens
(Vestirei minha prata)
Sobre o que você me falou... Deu certo?
(Vestirei minha prata)
Podíamos pular do topo dessas nuvens

Bem, você pode continuar
Olhando para o céu
Mas isso não a trará de volta
Não a trará de volta
Você disse esperar pelo destino
Acho, porém, que o destino está
Esperando por nós

Não complique, não complique
Fácil
Podíamos descomplicar isso, amor
Tornar fácil
Fácil
Podíamos descomplicar isso
Descomplicar,
Não é tão pesado quanto parece ser
Não complique, não complique
Não é tão pesado quanto parece ser
Envolto em metal
Envolto em hera
Guarda-chuvas azuis a sorrir...

Podíamos pular do topo dessas nuvens
(Vestirei minha prata)
Sobre o que você me falou... Deu certo?
(Vestirei minha prata)
Podíamos pular do topo dessas nuvens
(Vestirei minha prata)
Sobre o que você me falou... Deu certo?
(Vestirei minha prata)

Pulando das nuvens onde estávamos...

GIRL DISAPPEARING (GAROTA DESAPARECENDO)

Sete da manhã

Então, começa novamente
1 a 0 para algumas silhuetas familiares
Chicotes e correntes que sobraram

Boicoto tendências, na surdina
E este é meu novo visual para a estação

Passeando na garoupa de palominos
*
Prontos para algum ataque
É tão bom, tão bom quanto parece?



Com a garota desaparecendo,

O que na Terra está acontecendo?
Pois ela está bem em frente a mim
Uma garota desaparecendo
Em alguma prisão secreta...
Detrás de seus olhos,
Ela suspira
“Que surpresa... As luzes da cidade
Não oferecem proteção alguma!
Então vou fugir para alguma constelação
Onde eles ainda possam vê-la.”


A inveja consegue se espalhar tão sutilmente
Que ela adentrou antes que eu percebesse
Em minha guerra pessoal, sangue na Zona Cereja
Quando eles opõem mulheres a feministas

Passeando na garoupa de palominos
Destrinchando a Loira Fatal,
E trabalhando seu inferno
Nesse tapete vermelho

Com a garota desaparecendo,
O que na Terra está acontecendo?

Pois ela está bem em frente a mim

Uma garota desaparecendo

Em alguma prisão secreta

Mas ela está bem em frente a mim!
Uma garota desaparecendo
Em alguma prisão secreta
Atrás de seus olhos,
Ela suspira
“Grande surpresa...
Não havia qualquer proteção

Nas luzes da cidade...
Então, corro em direção a uma constelação

Aonde eles ainda possam ver você"

E correrei também, se lhe servir de consolo
Porque eu ainda consigo lhe ver

* Palominos = Cavalos esguios e de cor caramelada

ROOSTERSPUR BRIDGE (PONTE ROOSTERSPUR)

Em alguma lugar, passada a Ponte Roosterspur
Talvez tenha sido apenas um truque da luz
Pensei ter ouvido a mais doce das guitarras
Seria um Jesus do Rock’n’Roll?

Às vezes, acho
Acho que entendo
O medo no garoto
O fogo no homem
Às vezes observo
A surpresa em seu olhar
Isso e você indo embora
Ficaram em minha memória

Dirigi a noite toda
Pelas quedas Sliding Rocks
Pensando que encontraria
Algo que perdemos
Não me recordo quando você deixou de sorrir
Ou quando eu joguei a toalha...

Às vezes, acho
Acho que entendo
O medo no garoto
O fogo no homem
Às vezes observo
A surpresa em seu olhar
Isso e você indo embora
Ficaram em minha memória

Você está me vendo agora?
Você ainda pensa em nós dois?
Eu é que sempre penso em coisas demais
Antes do nascer do dia,
Na ponte Roosterspur?

Às vezes, acho
Acho que entendo
O medo no garoto
O fogo no homem
Às vezes observo
A surpresa em seu olhar
Isso e você indo embora
Ficaram em minha memória

Isso e você indo embora
Ficaram em minha memória

BEAUTY OF SPEED (A BELEZA DA VELOCIDADE)

Subimos pelas copas dessas árvores,
Somente para acharmos um defeito em nossa guia
A última coisa, um olhar que você deu
E então ficamos fora de controle

Tentei acertar um acordo com o universo
Eu e meus acordos com o universo...

Esmagados sobre minha cabeça
Com a dureza da luz do dia
Tão simples, noite passada
A beleza da velocidade
Tenho medo de estarmos mudando
De um jeito que não me agrada
Sinta essas cores mudando
A beleza da velocidade

Estou voltando por mais,
Além deste mundo preto e branco
Passada uma estrela cadente,
A beleza da velocidade

E mesmo que tenha sido construída
Para tolerar sua temper-atura (temper = temperamento)
Ela flutua, então devo superá-la
Sobre a lugubridade do inverno
Sobre a sua última barreira

A sua última barreira...

Esmagada sobre minha cabeça
Com a dureza da luz do dia
Tão simples, noite passada
A beleza da velocidade
Tenho medo de estarmos mudando
De um jeito que não me agrada
Sinta essas cores mudando
A beleza da velocidade

Estou voltando por mais,
Além deste mundo preto e branco
Passada uma estrela cadente,
A beleza da velocidade

Veja as cores mudando
Veja as cores mudando
Veja as cores mudando
Veja as cores mudando
Veja as cores me mudando...
Lhe mudando...
Eu vejo!
Veja as cores mudando...

Tenho medo de estarmos mudando
De um jeito que não me agrada
Sinta essas cores mudando
A beleza da velocidade

MIRACLE (MILAGRE) [duo com Tori]

Leia aqui.

xxx

Pois bem, essa é Clyde... A próxima doll será a sombria (e, diga-se de passagem, uma das melhores) Pip!
Te mais!

Hernando Neto

Um comentário:

Felipe Werly disse...

eu não sabia que Perséfone foi inspiração para Tori. *-*

OMG!

seu blog é simplesmente PERFEITO!

*_______*~~