quarta-feira, 4 de março de 2009

American Doll Posse - Traduções, Parte 3 - Pip


“Expiratorial”.
A expiração consiste em permitir que um ar quente e rico em gás carbônico (portanto, nocivo ao organismo) saía dos pulmões, sendo seguida de seu oposto, a Inspiração.
“Expiratória” foi a palavra usado por Tori Amos para definir quem seria Pip. A doll representa de fato esse movimento, por exorcizar através de sua conduta explosiva todos os tormentos que parecem acometê-la. Foi inspirada na Deusa Athenas, detentora da força de batalha justa e da sabedoria. Não à toa, Pip, com toda a ira e todo ódio latente em si, funciona como uma peça questionadora do que seria o bem e o mal, assunto que sempre deu pano para as mangas de Tori.
Aqui está a definição dela:
"Energia negra. Pode ser encontrada no Universo observável. Encontrada em proporções de 75% ou mais do que qualquer outra substância. Energia negra. Pode ser encontrada em extremistas religiosos, em líderes de torcida. Chegar à conclusão de que o escuro significa egoísmo e malevolência definiria então 75% do Universo como uma força do mal. Alternativamente, pensar que líderes de torcida não tem lâminas em suas mangas é estar levianamente desarmado."
Uma amiga minha imagina Pip como a mais feliz das dolls, pelo fato de que, depois de expirar e, conseqüentemente, expurgar, ela inspirará e terá certeza de que está viva. A personagem pode até ter de tocar fogo em tudo para se sentir tranqüila, mas isso não passa de reforço dramático!
Seguem as letras abaixo, e recomendo que pelo menos vocês leiam a de Smokey Joe... Está entre as melhores de Tori dos últimos anos!
Pip

TEENAGE HUSTLING (MALÍCIA ADOLESCENTE)

Você acha que pode aparecer por aqui
E vir me desafiando
E se intrometendo no meu mundo

É melhor você saber
É melhor você saber
É melhor você saber
Estou na sua porta
Estou na sua porta
Estou na sua porta

É melhor você saber
É melhor você saber
É melhor você saber
Estou na sua porta
Estou na sua porta
Estou na sua porta

Você tem o direito
Tem o direito de saber
Você tem o direito
Tem o direito de saber

Eu e minha malícia adolescente
Eu tenho a aprimorado
Desde os 14 anos
Eu e minha malícia adolescente
Eu tenho a aprimorado
Desde os 14 anos
Eu e minha malícia adolescente
Ela me salvará,
Me salvará...
Me salvará de seus acordos imundos!
Você é uma garota imunda
Você é, de fato, uma garota imunda

É melhor você saber
É melhor você saber
É melhor você saber
Estou na sua porta
Estou na sua porta
Estou na sua porta
É melhor você saber
É melhor você saber
É melhor você saber
Estou na sua porta
Estou na sua porta
Estou na sua porta

Talvez o enigma deste acidente
Incida na sua fofoca
Numa estratégia feroz,
Você fingiu estar ferida
Na cabine de comando dele
Mas acho que você esqueceu meus dias
De malícia adolescente

É melhor você saber
É melhor você saber
É melhor você saber
Estou na sua porta
Estou na sua porta
Estou na sua porta
É melhor você saber
É melhor você saber
É melhor você saber
Estou na sua porta
Estou na sua porta
Estou na sua porta

Você tem o direito
Tem o direito de saber
Você tem o direito
Tem o direito de saber
Você tem o direito
Tem o direito de saber
Você tem o direito
Tem o direito de saber

Eu e minha malícia adolescente
Eu tenho a aprimorado
Desde os 14 anos
Eu e minha malícia adolescente
Eu tenho a aprimorado
Desde os 14 anos
Mas você fica aí, toda desengonçada
Com seu lixo sem talento
Você sempre erra o alvo
Mesmo dando o seu melhor

Eu e minha malícia adolescente
Ela me salvará,
Me salvará,
Me salvará,
Me salvará...
Me salvará de seus acordos imundos!
Mas não me importa
ma garota imunda
Eu disse,
Não me importa
Uma garota imunda

É melhor você saber
É melhor você saber
É melhor você saber
Estou na sua porta
Estou na sua porta
Estou na sua porta

FAT SLUT (GORDA VADIA)

“Gorda vadia” você disse
“Que sorte", eu respondi, “De estar presa em sua família feliz”
Eu disse: “Não ouse me julgar”
– Vá e enfie isso em algum lugar
Estou de saco cheio de ouvir isso!
Vá e enfie isso em algum lugar
Estou de saco cheio de ouvir isso!

BODY AND SOUL (DE CORPO E ALMA) [Duo com Santa]

Doce comunhão*
Doce comunhão
Doce comunhão

Esperei minha vida toda
Garoto, você afirma ser abençoado
Para poder me julgar
Aplique sua lei sobre mim, amor...

Sete demônios,
Traga todos!
Eu abri mão das minhas armas
Porque acho que você está errado
Seus demônios precisam apenas de amor

Venha e ajoelhe-se comigo!
De corpo e alma!
Venha e ajoelhe-se comigo!
De corpo e alma!
Venha e ajoelhe-se comigo!
De corpo e alma!
Corpo e alma
Corpo e alma...
Corpo e alma!

Doce comunhão
Doce comunhão

Em meu templo, garoto, esteja avisado
A violência, agora, não tem vez, mas o êxtase
Esse é tão puro quanto o ouro de uma mulher

Sete demônios,
Traga todos!
Eu abri mão das minhas armas
Porque acho que você está errado
Seus demônios precisam apenas de amor

Venha e ajoelhe-se comigo!
De corpo e alma!
Venha e ajoelhe-se comigo!
De corpo e alma!
Venha e ajoelhe-se comigo!
De corpo e alma!
Corpo e alma...
Corpo e alma...
Corpo e alma!

Salvarei você daquele sermão dominical
Garoto, acho que você precisa se converter...

De corpo e alma
Corpo e alma!

Venha e ajoelhe-se comigo!
De corpo e alma!
Venha e ajoelhe-se comigo!
De corpo e alma!
Venha e ajoelhe-se comigo!
De corpo e alma!
Corpo e alma...
Corpo e alma!

* Quando Tori canta Sweet Com-Co-Communion, a forma como "Com" é pronunciada sugere um duplo sentido com "Cum", gíria para orgasmo.

VELVET REVOLUTION (A REVOLUÇÃO DO VELUDO)

Sentindo-me radical em algodão
Purificada em meu cetim
Mas a novidade da estação
É a revolução do veludo

Olho para o céu
E sinto as lágrimas
Do profeta que choram
Olho para o céu
E sinto a chuva
A chuva de lágrimas

Sentindo-me radical em algodão
Purificada em meu cetim
Mas a novidade da estação
E a revolução do veludo

Todos vocês,
Infanticidas,
Existe um novo comando
O verdadeiro Criador Divino
Quer a revolução do veludo

Todos vocês,
Infanticidas,
Existe um novo comando
O verdadeiro Criador Divino
Quer a revolução do veludo

SMOKEY JOE (POLICIAL JOE)

Policial Joe está chamando na estação
“Se o matei, haverá complicações”
Eu não pedi por isso
"Ah, amor, você pediu"

Talvez isso me apavore
(É muito fácil, muito fácil)
Esse assédio silencioso
(É muito fácil, muito fácil desejar seu mal)
Talvez isso me apavore
Ver você, através da superfície congelada
No fundo do rio

Policial Joe, veja, que revelação!
(Meu gêmeo negro, o Feminino aniquilador, não precisa ser civilizado)
"O passado dele não era um fado,
E esta é uma estrada para idiotas
Que precisam de alguma aprovação imbecil"

Talvez isso me apavore
(É muito fácil, muito fácil)
Esse assédio silencioso
(É muito fácil, muito fácil desejar seu mal)
Talvez isso me apavore
Ver você, através da superfície congelada
No fundo do rio

Policial Joe, você pode me passar o cachimbo?
(Um rouxinol incapaz de cantar, ela se tornou)
"Você foi abençoada, agora vá e seja sábia"
(Ele roubou minha irmã Clitóris)
"Covarde é aquele que diz não ter medo da morte,
Quando é evidente que está potencialmente vivo"
(Essas macias luvas de seda não condizem com sua língua vitriólica)

Talvez isso me apavore
(É muito fácil, muito fácil)
Esse assédio silencioso
(É muito fácil, muito fácil desejar seu mal)
Talvez isso me apavore
Ver você, através da superfície congelada
No fundo do rio

Policial Joe está chamando na estação
Chamando na estação
Chamando na estação...

xxx

A próxima doll será a provável irmã de Pip... Santa, a mais ludibriada das dolls!
Enquanto isso, como um aperitivo, bug a Martini, send me to Moscow!

Hernando Neto

Nenhum comentário: