quarta-feira, 11 de março de 2009

Tradução: entrevista para o site Spinner.com

Como prometido, a tradução completa da entrevista cedida ao Spinner.com. Mais uma vez agradecendo ao meu amigo Netto pela tradução.

Tori Amos está de bom humor quando ela liga para a Spinner do seu estúdio na Cornuália, Inglaterra. Ela atribui o seu contentamento, em parte, a um biscoitinho de chocolate branco, que ela informa-nos que a sua filha de 8 anos, Natashya, assou para ela. "Meu marido não casou comigo por causa dos meus dotes culinários", ela sorri.
Faltam apenas 2 semanas para a performance agendada de Amos no SXSW, onde ela irá desvelar as novas melodias do seu décimo álbum de estúdio, "Abnormally Attracted to Sin", prometido para o dia 19 de Maio. Além de lançar a capa do álbum e o tracklist com a Spinner, Amos discutir o seu novo trabalho, como destribuir os Democratas e Republicanos, e o que ela considera ser o maior pecados de todos.

Qual foi o ímpeto por detrás desta nova coleção?

Estou inclinada a questionar o que as tradicionais autoridades definiram ser o pecado. Como a filha de um ministro, eu fui exposta ao sistema de crença tradicional [pecado] tem sido usado para envergonhar e controlar as pessoas. Se você é controlado por uma estrutura religiosa, então você está indo ter uma visão de vida muito diferente e o que você está aberto do que se você não está controlado por esses antigos e fragmentados conceitos.

O novo álbum, “Abnormally Attracted to Sin”, leva esse nome de um verso em "Guys and Dolls", dito pela personagem de Sarah Brown. Você sente um parentesco com ela em algum modo?

Não, porque eu não sou rasgada por minhas crenças religiosas. Muitos dos problemas que temos bem agora em nosso mundo são por causa da intolerância ditada pelas grandes religiões.

Você sente que é seu dever ou obrigação expor essas verdades em seu trabalho?

Eu encontro isso bem agora, nessa época turbulenta onde há tantos combates ao redor do mundo, há uma oportunidade para as religiões abrirem as suas portas e os seus corações -- para tornarem-se compassivas pelas crenças de outros ao invés de intolerantes. Isso realmente está sempre me desapontando sobre as pessoas que falam sobre ser religiosas, e ainda serem as mais subjetivas, geralmente. Bem agora, estamos em guerra, e eu escrevi boa pare do álbum enquanto eu estava em turnê na última vez. Eu viajei pelo mundo, toquei em Israel, eu viajei por países onde as religiões majoritárias existem -- e a única coisa que eu comecei a fazer mais do que nunca foi realmente fazer perguntas sobre "o que eu acredito?”. Viajando e vendo como as mulheres vêem a si mesmas em diferentes culturas... Como as comunidades pensam delas se torna tão importante para algumas destas, mais do que como elas sentem sobre elas mesmas. E algumas delas estão morrendo -- elas estão morrendo em suas próprias vidas. Você poderá ser aprovada em sua comunidade, mas o seu coração está completamente a quebrar. E eu não acho que uma sociedade tolerante -- que não é o caminho compassivo de Cristo para mim. Eu comecei a perceber que a gentileza e a tolerância não eram encontradas em instituições, mas em indivíduos que pareciam libertos do antigo ponto de vista patriarcal.

Você teve alguma experiência similar crescendo num lar cristão?

Eu fui instruída em um lar que foi... Nós fomos instruídos na doutrina cristã, e isso é apenas o que era. Nós acreditávamos nela, e eu acho que a pergunta é: o que é essa doutrina? Porque ela não é sobre o coração aberto. Talvez leve vezes como nós temos bem agora, tempos de bastante convulsão, onde você se permite a realmente descobrir o que é que você sente sobre algo. Minha filha tem todos os tipos de pergunta sempre, e se ela fosse instruída em um lar pouco tolerante, ela seria interrompida, sem pergunta sobre isso. Mas se ela tem um avô que foi um ministro metodista e ela tem parte de sua família que são cristãos praticantes fervorosos, ainda ela os ama. Mas se ela não está interessada se eles concordam com o que ela pensa, porque ela é permitida a acreditar no que ela quiser.

Um dos argumentos correntes demais em geral na América é se os gays deveriam ou não se casarem. A religião é freqüentemente usada no argumento contra o casamento gay. Por que você acha que a união é tão ameaçadora?

Voltamos para aquela palavra -- intolerância. Isso, para mim, não é nem de perto o que a América sempre foi. Isso não era sobre dizer a uma outra pessoa como viver suas vidas. Eu sempre disse em um mundo perfeito, você mantém a distâncias do Democratas da sua conta bancária e os Republicanos longe do seu quarto. Mas na vida, porque você tem que ter um outro alguém no seu quarto se você é um adulto consentido? Essa é a necessidade que as pessoas têm bem agora, parece que ditar a outra pessoa como ela deveria viver a vida lá. Eu encontro aquele maior pecados de todos. O álbum explora todos os tipos de sentimentos e dependendo do seu estado de espírito, seus conjuntos de circunstâncias podem gerar diferentes resultados.

O que você pode me dizer sobre as “visualettes” que acompanharão cada uma das canções deste álbum?

Eu estou as chamando de "vinhetas", pois é mais aparentado a um mini-filme. Isso tudo começou na nossa última turnê quando nós estávamos filmando os shows ao vivo. O diretor estava juntando as montagens, e quando eu as vi, nova música já estava vindo. Eu comecei a por a música nova nos mini-filmes que estavam sendo feitos na estrada.
Quando eu viajo, eu pego todos os tipos de idéias. Eu sou obrigada a enxergar as coisas que eu não enxergaria e questionaria. Quando você me perguntou sobre "Guys and Dolls", acho que eu nunca fui uma Bíblia impressiva cristã; eu estava sempre tentando questionar porque eu tive religião demais em minha instrução. Eu fui inclinada àquelas idéias que não foram aceitas necessariamente, e não é apenas porque essas idéias são em realidade "malignas" -- isso é apenas uma percepção que tem sido dada. A realidade que eu fui instruída era "Qualquer coisa que não funciona dentro da doutrina cristã é pecaminosa". E isso é um monte de coisas.

Tradução: Netto Epfel
Revisão: Victor Hugo

Nenhum comentário: