Cesar Dechen
Redação TDM
Ainda me parece estranho que um artista com mais de 20 anos de carreira, seguidas indicações ao Grammy e mais de 12 milhões de álbuns vendidos, ainda provoque sentimentos conflitantes em quem o ouve.
Talvez por acompanhar há mais de 10 anos a carreira de Myra Ellen Amos ou simplesmente Tori Amos, eu não me surpreenda tanto com sua complexidade sonora e lírica. Com a mesma facilidade com que compõe e interpreta uma canção romântica e aparentemente boba, é capaz de provocar arrepios com sua técnica como instrumentista e privilegiada voz, indo do Pop ao Rock, do som por vezes intimista de seu piano à agressividade de letras e arranjos depressivos. É neste ponto que muitos a estranham, mas, aos mais pacientes, a discografia da artista pode reservar muitas surpresas agradáveis.
Dito isto, chego a “Midwinter Graces” que, embora não aborde uma temática nova para esta época do ano (é a primeira vez que Tori se aventura no terreno dos álbuns natalinos), traz alguns ingredientes que podem facilitar a introdução dos desatentos na obra e carreira da artista.
A exemplo de trabalhos anteriores da artista, “Midwinter Graces” foi dividido em 4 partes: ‘Air’ (“A Silent Night with You”, “Our New Year” e “Winter’s Carol”), ‘Earth’ (“Holly, Ivy, and Rose”, “Star of Wonder” e “Pink and Glitter”), ‘Fire’ (“Candle: Coventry Carol”, “Harps of Gold” e “Jeanette, Isabella”) e ‘Water’ (“What Child, Nowell”, “Emmanuel” e “Snow Angel”).
Das 12 canções, 5 são de autoria de Tori Amos. São elas: “A Silent Night with You”, “Snow Angel”, “Pink and Glitter”, “Our New Year” e “Winter's Carol”, essa última, a melhor do álbum em minha opinião e a mais próxima do esperado de uma música de Tori Amos.
“Midwinter Graces” resultou de certa forma num dos álbuns mais acessíveis da artista e, ao contrário do que pode se imaginar, sem oportunismos.
* A versão digital traz ainda 3 faixas bônus.
Avaliação (4/5)
Selo: Universal Republic
Ano de lançamento: 2009
Fonte: Território da Música
Nenhum comentário:
Postar um comentário