domingo, 25 de maio de 2014

PETIÇÃO: vamos trazer Tori Amos ao Brasil!


Toriphiles,

Começamos hoje uma petição no Avaaz com o objetivo de trazer Tori Amos a terras brasileiras! A seguir você lê o texto escrito por mim e Ailton Palaria para a campanha. E se quiser assinar e divulgar, o link está AQUI.

Dar visibilidade à petição pode sim ajudar para num futuro termos Amos por aqui. Vamos fazer acontecer!

Tori Amos - cantora e compositora norteamericana, com oito nomeações ao Grammy e com mais de 12 milhões de álbuns vendidos mundialmente - demonstra todo seu talento e singularidade numa carreira que teve início em 1992 e desde então, nunca foi interrompida. Desde o lançamento de seu primeiro álbum, Little Earthquakes, Amos influencia uma leva de artistas normalmente rotuladas como "confessionais", por desnudarem através de sua arte suas almas e aspirações. Seu trabalho teve grande importância na aceitação dessas artistas, normalmente mulheres que seguiram seus passos como compositoras: Alanis Morissette, Fiona Apple, Regina Spektor, entre outras.
A artista também é uma das fundadoras e porta-vozes da RAINN (Rape, Abuse & Incest National Network) um disque-denúncia gratuito que visa ajudar vítimas de crimes e abusos sexuais nos EUA.
Em 2014, Amos lançou seu 14º álbum de estúdio, Unrepentant Geraldines, que conseguiu ótimas posições nos charts britânicos e dos EUA, e tem sido avaliado como seu melhor trabalho pela crítica especializada nos últimos 10 anos. É um feito surpreendente e revigorante, considerando o fato da compositora ter se sustentado com solidez e autonomia criativa, nos últimos 22 anos. Atualmente, Amos está em turnê mundial para a divulgação deste álbum, e queremos com essa petição realizar um sonho antigo dos fãs do Brasil: trazer a artista ao nosso país.
Ainda que não seja tão popular em solo brasileiro, Tori Amos já emplacou uma música como trilha sonora de novela (Crucify, em “De Corpo e Alma”), e entre os anos de 2002 e 2006 teve lançamentos oficiais no país. Criou uma legião nacional de fãs fiéis, os quais na impossibilidade de assistir a shows dela por aqui acabam viajando para a Europa e EUA, aproveitando a oportunidade para vê-la três ou mais vezes numa mesma turnê. Isso na verdade é uma característica própria de seus fãs em qualquer parte do mundo: muitos atravessam países para acompanhá-la, uma vez que com a diversidade de repertório apresentada pela cantora, é comum que cada apresentação seja única.
É completamente factível dizer que se a artista fizesse alguns shows no país, mesmo que somente no eixo Rio — SP, esses mesmos fãs procurariam vê-la em todas as cidades e datas de apresentação. Além disso, por sua reputação e legado artístico, Amos sem sombra de dúvida chamaria a atenção de um determinado público, o que faria de sua incursão no Brasil um sucesso. Para completar, a compositora tem viajado numa turnê solo, em que se apresenta sozinha e tocando instrumentos como piano, piano elétrico e órgão. A logística para trazê-la não deverá ser tão dispendiosa, uma vez que sua equipe é pequena e instrumentos mais difíceis de se trazer podem facilmente ser alugados no próprio país. Foi nesse esquema que a artista conseguiu se apresentar em cidades da África do Sul, numa série de shows bem sucedidos e que foram até estendidos.
É pensando no que foi exposto aqui que cremos com veemência no sucesso de Tori Amos em terras brasileiras. Apelamos por meio desta petição que considerem o caso e se interessem em realizar o sonho dos fãs do Brasil.

Nenhum comentário: