quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Feliz Aniversário, Tori!

Nota: Decidi fazer desse um relato pessoal, espero que se identifiquem ^^


Toda vez que tenho de falar sobre Tori Amos, acabo lembrando de uma noite em que ouvia o Little Earthquakes no quarto dos meus avós, e meu avô, ainda vivo, começou a escutar Me And a Gun e comentou, em suas poucas palavras: "que voz linda a dessa moça". Voz linda, a capella, cantando sobre uma das maiores brutalidades que qualquer pessoa pode vivenciar na vida: o abuso sexual. Acho que, desde então, passei a ver Tori como uma espécie de maga, capaz de transformar a mais dura tortura em poesia. Poesia ora brutal, ora onírica, mas sempre confessional e, acima de tudo, comovente. Ela e seu piano me comovem como ninguém.

E assim como na vida de milhões de ears with feet, Amos teve um papel fundamental nos momentos mais duros da minha, seja através da compreensão mútua de nossas dores, ou pelo maravilhoso conforto que suas palavras e melodias trouxeram. "Perdi" uma pessoa muito, mas muito importante há alguns anos, e só eu sei como alguns versos de Bouncing Off Clouds, música que ela lançara na mesma época em que via meu mundo virar de cabeça para baixo, serviam a mim como uma luva:

Well, you can stare all day at the sky
But that won't bring her back,
That won't bring her back
You said you're waiting on fate
But I think fate is now,
I think fate is now waiting on us


"Acho que agora é o destino que nos espera". E assim fui, buscar meu destino, entre minhas palavras e as dela... Escrevendo, escutando, expurgando de uma forma quase xamânica toda mazela, que ia e vinha, vinha e ia... Foi assim que ela entrou de vez na minha existência, e na de tantos outros que a seguem e admiram: por sua arte, elegância e a capacidade quase insana de nos fazer crer em magia. Sua magia.

Mas o legado deixado por Tori Amos não se resume a esse dito apoio emocional; Conhecê-la a fundo é ter a chance de adentrar num dos universos mais vastos da música popular. Indo desde momentos completamente a sós com seu fiel piano, com incursões bem sucedidas por outros teclas (Cravo, Wurli, Hammond), até arranjos orquestrais viçosos e arrepiantes, Tori sempre soube se reinventar sonicamente, fazendo assim com que os limites para as ditas singer-songwriters fossem levados além, a cada disco lançado.

Até o momento, são 12 de estúdio, mais de 30 ao vivo, além de centenas de bootlegs, substituídos com os anos pelas gravações trocadas entre os fãs através de comunidades e fóruns da internet. Em 2012 ela comemora 20 anos de carreira com seu 13º álbum, uma coletânea de 14 de suas "garotas", agora vestidas em arranjos orquestrais produzidos especialmente para a comemoração. E no dia de hoje, 22/08, Tori completa 49 primaveras, e nós do ToriBr queremos deixar registrado nosso "feliz aniversário", desejando-a como presente (para ela e o fãs também) muitas outras garotas nascendo de seu nobre coração. Parabéns, Mrs Amos!

"You will not ever be forgotten by me
In the precession of the Mighty Stars
Your name is sung and tattooed now on my heart
Here I will carry, carry, carry you... Forever"




5 comentários:

Rafael Guerra disse...

Caramba, que lindo! de fato, me identifico muito com tudo o que voce disse. Tori foi, de fato, uma bençao na minha vida, e devo isso a voce, Hernando, que me apresentou a ela. Sei do que voce fala nesse texto, e entendo como Bouncing off Clouds parece ser escrita para voce.
Beijos em Tori e beijo em voces! =*

Hernando Neto disse...

Awn, Rafa <3

Mary Jo disse...

Awwwwn fiquei emocionada :ó) pra variar vc arrebenta em mais um texto <3

Mary Jo disse...

Ops, Mary Jo = Samanta =)

Hernando Neto disse...

Sami, linda, eu sabia que era você :D Bjão e obrigado <3